BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO
A Dança Oriental ou “Raks al Sharki”, como é conhecida nos países árabes, é uma dança milenar que celebra o reencontro da energia vital e a expressão natural do corpo feminino, enfatizando a energia, sensibilidade e sensualidade de quem a pratica. Com origem na Índia, a Dança Oriental tem raízes nos rituais sagrados egípcios em devoção a Iaset, deusa da magia e do mistério. Neles, as sacerdotisas exprimiam-se através de movimentos ligados à natureza, à reprodução, à fecundação, à mulher, à *Deusa-Mãe*, em celebração da vida e da fertilidade. Quando, em 1798, Napoleão alcançou o Egipto, o mundo ocidental encontrou o encanto das ghawazee (dançarinas ciganas) e graças às ondulações pélvicas e batidas de quadril que a caracterizam, batizou esta dança de Dança do Ventre.
PROGRAMA do WORKSHOP
Abordagem teórica | Breve contextualização sobre as origens, trajecto histórico-cultural e enquadramento da Dança Oriental nos dias de hoje.
Abordagem prática |
Primeira fase do workshop – Trabalho de consciência corporal, tendo em conta a técnica dos movimentos básicos da D.Oriental através de movimentações isoladas de várias partes do corpo: Posição básica, expressão corporal e postura; Distribuição do peso de acordo com o eixo central do corpo; ondulações, acentuações e shimmies; Técnica de mãos, braços, abdómen, pélvis, quadril e pernas; a relação respiração/movimento; relação da transição entre tensão e relaxamento das partes isoladas do corpo;
Segunda fase do workshop – Será desenvolvida uma coreografia onde constará a aprendizagem anteriormente adquirida tendo em conta vários factores: trabalho de coordenação; variações e combinações de movimentos; deslocamentos no espaço;
Será ainda trabalhado o carácter criativo e a improvisação dos(a) alunos(a) numa fase final do workshop.
CONDIÇÕES
HORÁRIO | 13 Novembro, das 15H às 17H
INSCRIÇÕES | até 9 de Outubro 12,5€ | a partir 10 Outubro 15€ * inscrições só válidas após pagamento no local ou via transferência bancária.
MATERIAL | Roupa confortável, lenço para o quadril (opcional)
A FORMADORA