Home

 

BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO

Dança Oriental ou “Raks al Sharki”, como é conhecida nos países árabes, é uma dança milenar que celebra o reencontro da energia vital e a expressão natural do corpo feminino, enfatizando a energia, sensibilidade e sensualidade de quem a pratica. Com origem na Índia, a Dança Oriental tem raízes nos rituais sagrados egípcios em devoção a Iaset, deusa da magia e do mistério. Neles, as sacerdotisas exprimiam-se através de movimentos ligados à natureza, à reprodução, à fecundação, à mulher, à *Deusa-Mãe*, em celebração da vida e da fertilidade. Quando, em 1798, Napoleão alcançou o Egipto, o mundo ocidental encontrou o encanto das ghawazee (dançarinas ciganas) e graças às ondulações pélvicas e batidas de quadril que a caracterizam, batizou esta dança de Dança do Ventre.

PROGRAMA do WORKSHOP

Abordagem teórica | Breve contextualização sobre as origens, trajecto histórico-cultural e enquadramento da Dança Oriental nos dias de hoje.

Abordagem prática |

Primeira fase do workshop – Trabalho de consciência corporal, tendo em conta a técnica dos movimentos básicos da D.Oriental através de movimentações isoladas de várias partes do corpo: Posição básica, expressão corporal e postura; Distribuição do peso de acordo com o eixo central do corpo; ondulações, acentuações e shimmies; Técnica de mãos, braços, abdómen, pélvis, quadril e pernas; a relação respiração/movimento; relação da transição entre tensão e relaxamento das partes isoladas do corpo;

Segunda fase do workshop – Será desenvolvida uma coreografia onde constará a aprendizagem anteriormente adquirida tendo em conta vários factores: trabalho de coordenação; variações e combinações de movimentos; deslocamentos no espaço;

Será ainda trabalhado o carácter criativo e a improvisação dos(a) alunos(a) numa fase final do workshop.

CONDIÇÕES

HORÁRIO | 13 Novembro, das 15H às 17H

INSCRIÇÕES | até 9 de Outubro 12,5€ | a partir 10 Outubro 15€ * inscrições só válidas após pagamento no local ou via transferência bancária.

MATERIAL | Roupa confortável, lenço para o quadril (opcional)

PÚBLICO ALVO | Jovens e adultos, femino ou masculino, amantes e/ou curiosos da cultura oriental
.
*o workshop funcionará com o mínimo de 5 inscritos*
.
A FORMADORA
Charlotte Bispo nasceu em Orléans /França em 1982. Desde cedo descobre o mundo da Dança, iniciando-se no Ballet Clássico aos seis anos de idade. Já em Portugal, praticou vários estilos de Dança até descobrir a Dança Oriental (2001) que pratica e desenvolve. Licenciada em Educação Física e Desporto pelo ISMAI (2010), estudou massagem e atividades circenses no INEFC de Barcelona (2004/2005). Além da Dança Oriental, aprofunda atualmente o seu estudo noutros estilos de Danças Étnicas como a Dança Africana Tribal, Danças Ciganas, Flamenco e Danças Clássicas Indianas (Bharata Natyam e Odissi). Integra os projetos de percussão e Dança Africana Dyabara (desde 2006) e Djamboonda (desde 2008). Participa como bailarina, desde 2006, em concertos do projeto Kumpanhia Algazarra.
Anúncios

2 thoughts on “workshop Iniciação à Dança Oriental

    • Olá Joana,

      O Workshop irá decorrer nas instalações da Culturdança.

      Para mais informações visite a nossa página de contactos onde encontrará toda a informação necessária.

      Se precisar de mais informação não hesite em contactar-nos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s