Home
Marie Taglioni como Flore no ballet Zephire et Flore De Charles Didelot. Litografia de 1831 do Victoria & Albert Museum

Marie Taglioni como Flore

Quando falamos de ballet pensamos automaticamente em França, em parte porque o nome da dança e dos seus principais movimentos são de origem francesa, mas a verdade é que este tipo de dança nasceu na Itália Renascentista dos séculos XV e XVI. Foi com Catarina de’ Medici que este tipo de dança se expandiu por França. Foi também a esta rainha que se deveu a produção em 1581 do Ballet Cómico da Rainha, considerado o primeiro ballet a ser realizado.

Mas o ballet como o conhecemos hoje foi criado alguns anos mais tarde na corte de Luís XIV, ele próprio dançarino em ballets de Pierre Beauchamp e Jean-Baptiste Lully. Foi este rei francês que em 1661 fundou a Academia Real de Dança, que recebeu como objectivo o estabelecimento dos cânones para este tipo de dança bem como a certificação dos instrutores. Foi ainda este rei que alguns anos depois, em 1671, nomeou Lully para director da Academia Real de Música, a actual Ópera de Paris. Aqui nasceu a primeira companhia profissional de ballet do mundo, o Ballet da Ópera de Paris. É por esta curiosidade histórica que o vocabulário deste tipo de dança tem tantos termos franceses.

Ballets Russes de August Macke

Ballets Russes de August Macke

Apesar de ter ganho a sua fama em França, a partir de 1830 este estilo foi perdendo adeptos neste país continuando apenas na Dinamarca, em Itália e na Rússia. Nas vésperas da I Guerra Mundial foi re-introduzido na Europa Ocidental pela companhia itinerante russa Ballets Russes, considerada por alguns como a melhor companhia de ballet do século XX. Desde aí até aos dias de hoje o ballet tem-se mantido como uma dança praticada e executada pelo mundo inteiro, e veio a dar origem a outros estilos de dança, como o ballet neo-clássico, o ballet contemporâneo e a dança moderna.

Para saber mais

Para mais informação visite a página sobre ballet na wikipedia ou inscreva-se na nossa newsletter.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s