Home

Ao longo do século o ballet evoluiu para outros estilos, como o ballet neo-clássico, contemporâneo, e ainda a dança moderna.

Ballet neo-clássico

Cena do Lago dos Cisnes por Carl Van Vechten [Public domain], via Wikimedia Commons

Cena do Lago dos Cisnes

O ballet neo-clássico é um estilo que usa o vocabulário do ballet tradicional mas é menos rígido que este. Os dançarinos normalmente dançam em compassos mais rápidos e apresentam movimentos tecnicamente mais exigentes. A utilização do espaço neste tipo de dança é mais complexa e moderna, sendo uma das suas características mais importantes o destaque dado à estrutura.
O Apollo do coreógrafo e dançarino George Balanchine, apresentado em 1928, é considerado o primeiro ballet neo-clássico.

Ballet contemporâneo

O ballet contemporâneo é um estilo influenciado quer pelo ballet clássico quer pela dança moderna. Ao ballet tradicional vai buscar as técnicas e o controlo do corpo através da força abdominal, mas as ideias e inovações vêm da dança moderna, incluindo o trabalho de chão e o rodar para dentro das pernas.
No desenvolvimento deste estilo voltamos a encontrar o nome de George Balanchine, pioneiro do ballet contemporâneo pelos trabalhos que fez ao desenvolver o ballet neo-clássico.

Dança Moderna
Isadora Duncan

Isadora Duncan

A dança moderna é outro estilo de dança que surgiu no século XX. Ao contrário do ballet neo-clássico e do ballet contemporâneo que evoluíram a partir do ballet clássico, a dança moderna emergiu como uma expressão de revolta contra o ballet tradicional.

Das dançarinas pioneiras deste estilo, Isadora Duncan achava que o ballet não passava de simples ginástica, feia e sem sentido. Nascida em 1877 em San Francisco, foi responsável por restaurar o estatuto da dança entre as artes maiores, e Martha Graham, que considerava o ballet clássico europeu imperialista e pouco americano, é considerada a mãe da dança moderna, tendo desenvolvido a sua própria técnica de dança baseada nos conceitos de contração e expansão.

Para saber mais

Para saber mais sobre o ballet hoje em dia visita as páginas da wikipedia sobre o ballet e sobre a Dança Moderna.
E se quiser receber informações regulares sobre o mundo da dança inscreva-se na nossa newsletter.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s