Ao longo do século o ballet evoluiu para outros estilos, como o ballet neo-clássico, contemporâneo, e ainda a dança moderna.
Ballet neo-clássico
![Cena do Lago dos Cisnes por Carl Van Vechten [Public domain], via Wikimedia Commons Cena do Lago dos Cisnes por Carl Van Vechten [Public domain], via Wikimedia Commons](https://culturdanca.files.wordpress.com/2012/10/wiener_staatsoper_schwanensee_szene_akt41.jpg?w=150&h=100)
Cena do Lago dos Cisnes
O Apollo do coreógrafo e dançarino George Balanchine, apresentado em 1928, é considerado o primeiro ballet neo-clássico.
Ballet contemporâneo
O ballet contemporâneo é um estilo influenciado quer pelo ballet clássico quer pela dança moderna. Ao ballet tradicional vai buscar as técnicas e o controlo do corpo através da força abdominal, mas as ideias e inovações vêm da dança moderna, incluindo o trabalho de chão e o rodar para dentro das pernas.
No desenvolvimento deste estilo voltamos a encontrar o nome de George Balanchine, pioneiro do ballet contemporâneo pelos trabalhos que fez ao desenvolver o ballet neo-clássico.
Dança Moderna

Isadora Duncan
A dança moderna é outro estilo de dança que surgiu no século XX. Ao contrário do ballet neo-clássico e do ballet contemporâneo que evoluíram a partir do ballet clássico, a dança moderna emergiu como uma expressão de revolta contra o ballet tradicional.
Das dançarinas pioneiras deste estilo, Isadora Duncan achava que o ballet não passava de simples ginástica, feia e sem sentido. Nascida em 1877 em San Francisco, foi responsável por restaurar o estatuto da dança entre as artes maiores, e Martha Graham, que considerava o ballet clássico europeu imperialista e pouco americano, é considerada a mãe da dança moderna, tendo desenvolvido a sua própria técnica de dança baseada nos conceitos de contração e expansão.
Para saber mais
Para saber mais sobre o ballet hoje em dia visita as páginas da wikipedia sobre o ballet e sobre a Dança Moderna.
E se quiser receber informações regulares sobre o mundo da dança inscreva-se na nossa newsletter.