Home
Primeira posição do ballet clássico

Primeira posição do ballet clássico

Uma das técnicas essenciais do ballet clássico é o déhor. Consiste numa rotação das pernas através da posição da anca, fazendo com que os joelhos e os pés girem para o exterior, afastando-se do centro do corpo.
Esta rotação permite aumentar o alcance da perna, especialmente quando esta é levantada para o lado ou para trás.

O déhor anatomicamente
A Anatomia da anca

A Anatomia da anca

O déhor ideal atinge-se quando temos os calcanhares juntos e o ângulo entre os nossos pés perfazem 180º.
Para se realizar um déhor correcto é importante ter grande elasticidade no ligamento iliofemoral. Se o movimento não for feito ao nível da anca através do ligamento (que tem de ficar em extensão), a posição será feita pela rotação do joelho, o que vai trazer problemas porque o joelho em si continua virado para a frente. Para além do resultado não ser tão bonito pode causar lesões futuras.
O alcance máximo da rotação das pernas de cada pessoa é predeterminado geneticamente pelos vários elementos anatómicos com que se nasce: o formato do pescoço do fémur, o ângulo em que a cabeça do fémur se insere no acetábulo da anca, a orientação deste acetábulo, a elasticidade do ligamento iliofemoral e a flexibilidade da anca e dos músculos da coxa.

Treinando o déhor
Anatomia do Fémur. Do livro Anatomy of the Human Body de Henry Gray

Anatomia do Fémur

Apesar das condicionantes físicas pré-existentes, a estrutura do osso pode ser influenciada através de exercícios específicos se praticados antes de um certo período de desenvolvimento, geralmente atingido por volta dos 11 anos de idade. É por esta razão que para atingir a perfeição em certas disciplinas como o dança ou a ginástica é necessário praticar desde uma tenra idade.
No ballet, mais importante que do que o ângulo alcançado é o acto de rodar a perna para o exterior. Mesmo quando numa posição fixa, de pé, o déhor deve ser mantido através de uma rotação activa feita com músculos da anca até ao pé.
Forçar a posição de déhor com os pés vai distorcer a posição do corpo inteiro e provavelmente causar lesões, particularmente nos pés. Um ângulo de 100º irá trabalhar os músculos das ancas e das coxas sem forçar os joelhos e os tornozelos.

Para saber mais

Para saber mais sobre este assunto pode visitar a wikipedia, inscrever-se na nossa newsletter para receber regularmente informação sobre o mundo da dança ou fazer-nos uma visita.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s