Home
Músculos, articulações e gravidade

Uma postura correta é o resultado de um trabalho permanente e ativo de um conjunto de músculos, que operam articuladamente entre si na parte frontal e na parte anterior do corpo, cruzando e relacionando as articulações que suportam o nosso peso. É a ação permanente destes músculos antigravitacionais que, equilibrando-se entre si através de forças opostas, nos permitem manter uma posição vertical oposta à força da gravidade.
Uma postura correta caracteriza-se pelo equilíbrio dinâmico dos vários segmentos corporais, nas suas mais variadas posições, caracterizando-se por um máximo de eficiência fisiológica e biomecânica com um mínimo de esforço.

Consciência corporal e a postura

Durante os primeiros meses de vida, a criança aprende a usar os músculos anti-gravitacionais para manter a cabeça e o corpo ereto, contrariando a força da gravidade e encontrando a verticalidade. Nesses primeiros meses desenvolve uma capacidade instintiva que utilizará durante toda a vida.
Embora os fatores hereditários sejam importantes na determinação da postura, esta é o resultado cumulativo de mudanças que se operam ao longo do dia, na sucessão de dias numa vida. Pequenas alterações quotidianas como stress físico e psicológico provocam fadiga muscular tornando os músculos menos eficientes no trabalho de alinhamento das articulações contra a gravidade. O efeito cumulativo destas pequenas alterações quotidianas, agravado por outros fatores como lesões, falta de actividade física, permanência em posições estáticas ou reprodução de movimentos repetitivos, podem conduzir a alterações permanentes na postura dado que estrutura óssea sofre as alterações de um prolongado e contínuo desequilíbrio muscular, provocando dores musculares, articulares e discais.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% das pessoas em todo o mundo sentem ou sentirão dores nas costas. Na maioria destes casos não haverá problemas graves de coluna, mas a presença de dor nas costas está geralmente relacionada à má postura.
Um dos problemas adicionais de uma postura incorreta tem a ver com o facto de o nosso corpo, com o passar do tempo, poder achar que a nossa posição normal, que na realidade nos está a causar problemas físicos, é a correcta! Entramos assim numa espiral, realizando as atvidades do dia-a-dia numa posição inadequada, aumentando ainda mais os desequilíbrios posturais.
Para corrigir a postura são necessárias duas ações complementares. A primeira é identificar e “sentir” a posição correta. A segunda é treinar os músculos antigravitacionais para que estes possam efetuar o seu trabalho da forma mais eficaz possível.
Para conseguirmos este duplo objetivo devemos realizar uma actividade física supervisionada por profissionais que consigam detetar e ajudar a corrigir uma eventual posição incorreta através dos exercícios apropriados.

Para saber mais

A Culturdança disponibiliza uma série de aulas (como Yoga e Ballet para Adultos) sob supervisão de professores experientes onde os alunos desenvolvem não a sua capacidade muscular especificamente direcionada para os músculos antigravitacionais mas uma série de outras valências físicas e intelectuais que contribuirão para um maior bem-estar individual. Venha visitar-nos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s