Home
Ana Montalvão, professora de Dança Contemporânea na CulturDANÇA

Ana Montalvão, professora de Dança Contemporânea na CulturDANÇA

A dança contemporânea surgiu nos anos 1950 através da combinação de elementos da dança moderna, do ballet clássico e de danças não-ocidentais como danças africanas.
Elementos poéticos e do dia-a-dia, linhas quebradas, movimentos não-lineares e repetições serviram de inspiração ao contínuo desenvolvimento desta linguagem.
Ana Montalvão destaca a abertura de possibilidades que a dança contemporânea trouxe, a liberdade de se procurar e utilizar referências a outras técnicas e estilos.

“Enquanto o vocabulário clássico é mais específico e pré-existente, na dança contemporânea há mais liberdade de composição, de utilização de elementos variados e de pesquisa.”

Ana refere ainda que na dança contemporânea há elementos importante que transitaram da dança moderna, na altura por oposição à dança clássica.

“Na dança clássica tudo se passa a um nível médio-alto e o corpo do bailarino quer-se mais vertical e esticado. Na moderna e na contemporânea começa a haver mais proximidade entre o corpo e o chão e os bailarinos deixam de ter as pernas esticadas: vão ao chão, sobem, desenvolvem outros tipos trabalho do tronco e da coluna usam movimentos de rotação e de torção.”

Para saber mais

Se quiser saber mais sobre a Dança Contemporânea venha experimentar uma aula da Ana Montalvão na Culturdança, todos os Sábados das 18h30 às 20h00.

Fontes
Dança Contemporânea na wikipedia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s