O dança contemporânea está muito ligada ao conhecimento que os bailarinos têm do seu corpo e das suas capacidades. Nas aulas da Ana Montalvão da CulturDANÇA essa percepção do corpo é trabalhada através de vários exercícios que são a base de todos os movimentos coreográficos.
Inicialmente são exercitadas partes específicas do corpo, que depois evoluem e conjugam-se com outras: pés com braço, pescoço e cabeça com a zona lombar, etc. O próprio exercício vai evoluindo e chegamos a um ponto que temos todo o corpo em movimento.
O conhecimento do corpo, das possibilidades de rotação, torção, os ângulos possíveis, são tudo elementos indissociáveis da dança em si.
Um trabalho que realizamos consiste em movimentar a parte do corpo que muito bem entendemos. Com base nisso vamos dançar, com ou sem música. Uma coisa é estar a experimentar um movimento, outra é desfrutar desse movimento, das possibilidades que esse movimento nos sugere e fazê-lo evoluir da forma que a pessoa entender.
A fluência do movimento
Com o conhecimento das capacidades do corpo, que estão sempre a aumentar através da preparação física que se tem nas aulas, também se ganha fluência nos movimentos. Este fluxo contínuo é uma vantagem na dança. É por saber a importância da fluidez e da constância de movimento a Ana gosta de trabalhar o balanço, a ideia de pêndulo.
A continuidade é uma facilidade, ajuda a realizar os movimentos com menos esforço muscular e menos gasto de energia, aproveitando o peso do corpo. Essa ligação entre os vários movimentos e a capacidade da dançarina em saber o que pode fazer a seguir e como o pode fazer é também o que cria o ritmo. O controlo do peso do corpo e a respiração são fundamentais para a experiência do movimento contínuo.
Para saber mais
Venha experimentar uma aula de Dança Contemporânea na Culturdança! Aos sábados das 18h30 às 20h00.