Home

O dança contemporânea está muito ligada ao conhecimento que os bailarinos têm do seu corpo e das suas capacidades. Nas aulas da Ana Montalvão da CulturDANÇA essa percepção do corpo é trabalhada através de vários exercícios que são a base de todos os movimentos coreográficos.

Inicialmente são exercitadas partes específicas do corpo, que depois evoluem e conjugam-se com outras: pés com braço, pescoço e cabeça com a zona lombar, etc. O próprio exercício vai evoluindo e chegamos a um ponto que temos todo o corpo em movimento.

Desenvolvimento da percepção do corpo na Dança Contemporânea

Desenvolvimento da percepção do corpo na Dança Contemporânea

O conhecimento do corpo, das possibilidades de rotação, torção, os ângulos possíveis, são tudo elementos indissociáveis da dança em si.

Um trabalho que realizamos consiste em movimentar a parte do corpo que muito bem entendemos. Com base nisso vamos dançar, com ou sem música. Uma coisa é estar a experimentar um movimento, outra é desfrutar desse movimento, das possibilidades que esse movimento nos sugere e fazê-lo evoluir da forma que a pessoa entender.

A fluência do movimento
A fluência de movimento na Dança Contemporânea

A fluência de movimento na Dança Contemporânea

Com o conhecimento das capacidades do corpo, que estão sempre a aumentar através da preparação física que se tem nas aulas, também se ganha fluência nos movimentos. Este fluxo contínuo é uma vantagem na dança. É por saber a importância da fluidez e da constância de movimento a Ana gosta de trabalhar o balanço, a ideia de pêndulo.

A continuidade é uma facilidade, ajuda a realizar os movimentos com menos esforço muscular e menos gasto de energia, aproveitando o peso do corpo. Essa ligação entre os vários movimentos e a capacidade da dançarina em saber o que pode fazer a seguir e como o pode fazer é também o que cria o ritmo. O controlo do peso do corpo e a respiração são fundamentais para a experiência do movimento contínuo.

Para saber mais

Venha experimentar uma aula de Dança Contemporânea na Culturdança! Aos sábados das 18h30 às 20h00.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s