As aulas de Dança Contemporânea, neste momento, começam com um aquecimento muito dinâmico em que preparamos o corpo para o trabalho que vai ser realizado. O condicionamento físico é explorado através de exercícios de resistência e de contração muscular como corrida, saltos, força abdominal, etc e exercícios de flexibilidade e permanência (trabalho de alongamento muscular). Realizam-se também exercícios de respiração e auto massagem que ajudam o corpo a assimilar e integrar o trabalho.
Também são praticados exercícios mais específicos necessários para aula, com destaque para o trabalho das articulações.
Paralelamente ao desenvolvimento físico, os exercícios também permitem desenvolver outra capacidade, a de se conhecerem a si e ao seu corpo. Aprendem os seus limites e o seu potencial, e isto permite-lhes posteriormente saber o que podem atingir e realizar quando estão a dançar.
A evolução física
A Professora vê uma boa evolução nos alunos, apesar de reconhecer que a pratica constante e regular permite uma evolução mais rápida.
Há quem pratique em casa alguns dos exercícios de flexibilidade. Acima de tudo nota-se, a longo prazo, uma maior disponibilidade do corpo para a dança e uma maior abertura mental para a experimentação.
Um dos elementos que melhor distingue a dança contemporânea do ballet clássico é o uso do chão como elemento com que a bailarina interage.
Parte da aula envolve trabalhar com o chão numa relação fluída, usando-o como suporte, aprendendo a não ir contra mas com ele, a moldarmo-nos e a encontrar uma forma que não seja brusca de ir contra ele.
Para saber mais
Venha experimentar uma aula de Dança Contemporânea na Culturdança! Aos sábados das 18h30 às 20h00.