Home
Flexibilidade nas aulas de Dança Contemporânea

Flexibilidade nas aulas de Dança Contemporânea

As aulas de Dança Contemporânea, neste momento, começam com um aquecimento muito dinâmico em que preparamos o corpo para o trabalho que vai ser realizado. O condicionamento físico é explorado através de exercícios de resistência e de contração muscular como corrida, saltos, força abdominal, etc e exercícios de flexibilidade e permanência (trabalho de alongamento muscular). Realizam-se também exercícios de respiração e auto massagem que ajudam o corpo a assimilar e integrar o trabalho.
Também são praticados exercícios mais específicos necessários para aula, com destaque para o trabalho das articulações.
Paralelamente ao desenvolvimento físico, os exercícios também permitem desenvolver outra capacidade, a de se conhecerem a si e ao seu corpo. Aprendem os seus limites e o seu potencial, e isto permite-lhes posteriormente saber o que podem atingir e realizar quando estão a dançar.

A evolução física

A Professora vê uma boa evolução nos alunos, apesar de reconhecer que a pratica constante e regular permite uma evolução mais rápida.

Há quem pratique em casa alguns dos exercícios de flexibilidade. Acima de tudo nota-se, a longo prazo, uma maior disponibilidade do corpo para a dança e uma maior abertura mental para a experimentação.

Um dos elementos que melhor distingue a dança contemporânea do ballet clássico é o uso do chão como elemento com que a bailarina interage.

Parte da aula envolve trabalhar com o chão numa relação fluída, usando-o como suporte, aprendendo a não ir contra mas com ele, a moldarmo-nos e a encontrar uma forma que não seja brusca de ir contra ele.

Para saber mais

Venha experimentar uma aula de Dança Contemporânea na Culturdança! Aos sábados das 18h30 às 20h00.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s