Home

22 de Fevereiro, 5 de Março e 12 de Março | EB23 Canidelo

Concebido e orientado por Teresa Prima

O Atelier de Dança Criativa “Onde se esconde a Beleza?” faz parte do “Projecto B” reflectindo o conceito que o integra. No “Projecto B” o participante cria o percurso e metodologia que melhor sirva a sua intenção de procura da Beleza.

O “Projecto B” como um todo contempla diversas zonas: a criação, a investigação, a sensibilização, a publicação e a documentação. Estas funcionam em permanente estado de articulação e sem hierarquias de importância. Cada uma é valiosa e informa a outra na direcção a seguir.

Os Ateliers são encarados como momentos de sensibilização e investigação, através dos quais o Projecto se abre e expande a novos participantes, novas possibilidades.

Para mais informações visite o blog do “Projecto B

Sobre o Atelier

Este Atelier é dirigido a crianças do 1º ao 5º ano de escolaridade, com a duração de duas horas e meia.
O seu principal objectivo é conduzir a criança num processo de reconhecimento da beleza em diversos objectos, na identificação e entendimento das suas características.

Ao longo da sessão são lançados diversos “E se…” diferentes impulsionando a descoberta de elementos como a luz, a cor, a forma, a proporção, a harmonia e o ritmo contidos em objectos reconhecíveis e que integram o quotidiano das crianças. Algumas destas características assim como as imagens e sensações que derivam da relação com os objectos, são trabalhadas ao nível da linguagem coreográfica, oferecendo também às crianças a oportunidade de criarem (de forma orientada) as suas danças a partir da sua própria experiência.
Este “se” é encarado no método Stanislavski como a palavra mágica que pode transformar os nossos pensamentos, actuando como uma espécie de alavanca que nos transporta do mundo real para o reino da imaginação.

Eis alguns “E se…” propostos ao longo da sessão:

“ E se a beleza se esconde num arco-íris, numa estrela cadente ou num raio de sol?”

“E se a beleza se esconde em mim ou em ti, onde será que ela se esconde?”

“E se a beleza se esconde nas montanhas e nas flores, nas nuvens e nos corais ou nas pontes e arranha-céus?”

Na última fase do Atelier as crianças formulam e criam os seus próprios “E se…”.

No 4º e 5º ano de escolaridade os alunos desenvolvem na sessão um (pequeno) Projecto B culminando num momento de apresentação, onde cada grupo revela o seu processo e conclusões.

Estes materiais sugeridos/criados pelas crianças assim como outros enunciados ao longo do Atelier, podem ser desenvolvidos posteriormente pelos professores na Escola. Aliás, o desejável é que o Atelier funcione como um ponto de partida para a criação/desenvolvimento de Projectos B no contexto escolar e familiar.

A monitora e criadora do conceito do Projecto B disponibiliza-se para acompanhar estes desenvolvimentos, cujo processo poderá ser publicado no blogue “Onde se esconde a beleza?”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s