Home

Quando ouvimos falar em “ballet” automaticamente pensamos em roupas justas, sabrinas e no lago dos cisnes.

Mas essa é apenas uma faceta do ballet, o “ballet clássico”. Existem outras vertentes, não tão comunmente conhecidas, como o ballet neoclássico e contemporâneo.

A imagem que geralmente associamos ao ballet corresponde ao ballet clássico, o estilo mais formal deste tipo de dança que procura a harmonia, a graça em movimentos contínuos e executados de forma precisa.

Salão de Ballet na Rua Peletier de Degas Esta dança baseia-se num vocabulário muito específico de cinco posições básicas. Algumas delas todos nós já vimos inúmeras vezes: o “plié”, por exemplo, que consiste em dobramos ambos os joelhos simultaneamente, de forma suave, harmoniosa e contínua; o “en pointe” (ou “na ponta”), que consiste em dançar durante largos períodos de tempo na ponta dos pés. Todas estas técnicas desenvolvem-se em “déhor”, rotação das pernas que nasce no interior das ancas e conduz os joelhos e os pés a dobrar para fora e para longe do centro do corpo.

O ballet dá muita importância ao método e à execução do movimento – o resultado é uma dança em que os bailarinos parecem por vezes iludir as próprias leis da física.

Pelo mundo fora as “regras” e o vocabulário do ballet são sempre os mesmos embora existam algumas diferenças a nível das técnicas e treino.

Para saber mais

Se quiser saber mais pode consultar as fontes utilizadas na wikipedia, nomeadamente as definições dos termos ballet, ballet clássico e técnicas de ballet.
Também pode visitar-nos ou inscrever-se na nossa newsletter.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s